Franquia – Como funciona esse mercado?

Em termos simples, uma Franquia é um acordo entre duas partes que permite que uma das partes, ou seja, o franqueado, comercialize produtos ou serviços usando a marca registrada e os métodos operacionais da outra parte, o franqueador.

Muitas, mas não todas as franquias, concedem um “território exclusivo” aos seus franqueados como parte dos direitos conferidos pelo contrato de franquia.

A finalidade de fazer isso é garantir ao franqueado que ele terá uma área na qual ele pode comercializar e operar sob a marca da franquia sem qualquer concorrência de outro franqueado ou mesmo da própria empresa de franquias.

Independentemente do método usado para definir os limites do território, a mensagem implícita pela concessão do território é sempre a mesma.

Em poucas palavras, você está sendo informado de que esta área é grande o suficiente e tem um número suficiente de potenciais clientes para permitir que você crie um negócio bem sucedido para você.

O formato de negócio de Franquia

franquiaNa Franquia, uma empresa licita suas marca registrada e métodos de negócios comprovados a outros em troca de um pagamento recorrente, uma porcentagem das vendas brutas ou uma taxa fixa.

Uma empresa que licencia sua marca e métodos é chamada de franqueador. Um indivíduo que paga para usar marcas e métodos de um franqueador é chamado de franqueado.

Os franqueados abrem os clones do negócio do franqueador e os executam com a assistência contínua do franqueador por um período pré-determinado.

A relação entre um franqueador e um franqueado é regida por um contrato. Este acordo descreve os privilégios, termos, condições, restrições e outros detalhes do acordo.

O Contrato de Franquia geralmente dá direito ao franqueado ao treinamento inicial, um Manual de Operações, um pacote de start-up, uma área de operação delineada (o “território”), Suporte contínuo, suporte de marketing nacional e / ou regional e a licença de marca registrada.

O Contrato autoriza o franqueador a vários pagamentos e taxas, e afirma seu controle sobre a marca, a forma como os produtos e serviços são comercializados e vendidos e a qualidade e os padrões do negócio como um todo.

Entenda o nicho de Franquia se você deseja começar uma

À medida que o sistema de franquia continua a crescer o franqueador geralmente desejará aumentar o número de pontos de distribuição adicionando o máximo possível de unidades ao mercado.

Sempre que você estiver avaliando qualquer franquia, certifique-se de perguntar aos operadores existentes se eles acham que a estrutura do território é justa e razoável, e se existe um processo de recurso para permitir a resolução de qualquer novo conflito de impacto de unidade.

Esses tipos de etapas podem ajudar a garantir que você esteja selecionando uma franquia com uma forte sensibilidade a esses tipos de problemas potenciais.

A franquia oferece às empresas um meio lucrativo de expansão. Os benefícios para ambas as partes e para a economia como um todo são significativos.

Benefícios de se ter uma Franquia

  • Menos risco

Em poucas palavras, a maior vantagem de um sistema de franquia é que reduz o risco de falha no negócio.

É um fato bem conhecido que menos de 7% dos proprietários de franquias falham nos primeiros 3 anos, em comparação com mais de 90% das novas empresas iniciantes.

  • Borda competitiva

A franquia permite que um pequeno empresário compita com grandes empresas. Todos os franqueados que atuam juntos podem comprar mais barato e em melhores condições do que uma pequena empresa individual.

Em teoria, os produtos, equipamentos e sistemas terão sido anteriormente testados no mercado e, portanto, eles chegaram ao franqueado com certo grau de “aceitação pronta” pelo consumidor.

  • Treinamento e suporte

Através do treinamento, o franqueado ergue uma curva de aprendizado muito íngreme em um curto período de tempo, aumentando assim suas chances de sucesso.

O franqueado tem o benefício da experiência administrativa, suporte, incluindo serviços de resolução de problemas para auxiliar em seus esforços diários.

Este suporte inclui serviços gerenciais e administrativos, informações sobre produtos e suporte de marketing.

  • Nenhuma experiência anterior necessária

Nenhuma experiência anterior em um negócio específico é necessária para se abrir uma franquia.

Qualquer falta de conhecimento sobre como gerir uma empresa não é um problema, pois um franqueador proporcionará o treinamento necessário ao franqueado.

Agora você já sabe como o mercado de Franquia funciona e pode começar a trilhar um caminho de sucesso nesse nicho se desejar.

OPORTUNIDADE ?
Conheça a oportunidade Contém 1g e faça parte desse negócio hoje mesmo.                             ? Veja o Artigo sobre a Contém 1g Magic